Um homem de 37 anos foi hospitalizado em Hong Kong após ser mordido por um macaco — ele foi diagnosticado com o Herpesvirus simiae, também conhecido como vírus B. O paciente visitava o Kam Shan Country Park, um ponto turístico conhecido como Monkey Hill, quando foi atacado pelo animal.
Segundo a família do homem, que não foi identificado, ele procurou o hospital um mês depois da mordida apresentando febre e queda na consciência. Ele ainda está internado na unidade de terapia intensiva.
O vírus B está presente na urina, fezes e saliva dos macacos. Apesar de ser parecido com os vírus 1 e 2 da herpes simplex, comum em humanos, nosso organismo não está preparado para lidar com a invasão. Desde que foi identificado em 1932, apenas 50 humanos foram diagnosticados com a infecção e 21 faleceram — o último óbito foi registrado na China em 2021.
Sem tratamento, normalmente o paciente morre por inflamação no cérebro e espinha dorsal. Outros sintomas são: febre, fadiga, dor muscular, dor de cabeça, falta de ar, dor abdominal e até soluços.
Veja também: Homem mais velho do mundo morre aos 114 anos
Vírus pulando de animais para humanos
O contato próximo entre humanos e animais é considerado perigoso por cientistas, já que aumenta as chances de contaminação por vírus mortais — como aconteceu com o coronavírus, por exemplo.
Por enquanto, o vírus B não sofreu mutações suficientes para ser eficiente na transmissão e, por isso, ainda não é uma preocupação.
Fonte: Metrópoles
Leave a Reply