Na noite deste domingo (24), uma reportagem exibida no programa Fantástico, da TV Globo, revelou o segredo de como as equipes da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI) tem conseguido identificar celulares com restrição de roubo/furto e devolvido aos seus respectivos donos.
De acordo com a reportagem, uma nova estratégia de investigação que foi realizada no Piauí conseguiu recuperar mais de cinco mil celulares em apenas oito meses. Com o auxílio do setor de inteligência, a polícia desenvolveu um programa de computador no qual analisa e agrupa informações sobre registros dos furtos e roubos. Devido a uma parceria com o Judiciário, não é mais necessário abrir um procedimento para cada caso.
A matéria ainda revelou que uma única investigação passou a incluir centenas de milhares de celulares. Portanto, ficou mais fácil e mais ágil acompanhar o que anda acontecendo com os celulares após eles saírem das mãos dos verdadeiros proprietários. A reportagem foi realizada pelo jornalista da rede Globo Paulo Renato Soares. Onde exibiu como a Polícia Civil do Piauí tem atuado por intermédio do setor de inteligência e ainda exibiu pessoas, alguns vendedores, no Shopping da Cidade, que foram presos após acusação de venderem celulares sem nota fiscal.
Veja também: Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (25) no Piauí
O jornalista acompanhou uma das operações e como a PC-PI chega às pessoas que estão em posse de aparelhos roubados e até mesmo entrou em contato com um suposto vendedor, que ofereceu um celular a ele, estando na cidade de Campo Maior. Algumas pessoas são descobertas nas blitzen, mesmo sem saber que estão sob posse de celulares que são roubados ou furtados. Os delegados Anchieta Nery e Matheus Zanata apareceram falando sobre a operação. A matéria teve um final impressionante, mostrando as pessoas que tiveram os celulares roubados recuperando os aparelhos.
Leave a Reply