Campo Maior recebe o título de Capital Piauiense da Carne de Sol




A Lei 7.668, publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí nesta quarta-feira (15), conferiu oficialmente o título de “Capital Piauiense da Carne de Sol” para o município de Campo Maior, localizado a 80 km de Teresina.

De autoria do deputado estadual Evaldo Gomes, a Lei tramitava na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) desde o primeiro semestre deste ano. Ela foi aprovada por unanimidade na Casa.

Campo Maior foi destaque em programa de culinária reconhecido nacionalmente

No início de dezembro, o renomado canal Rio4fun esteve visitando o município para provar da carne de sol campomaiorense. Guilherme Camocardi, responsável pelo programa que mostrou a história, o comércio e a preparação de pratos cujo ingrediente principal é a carne de sol, se mostrou encantado com o que viu.

A visita do canal a Campo Maior fez parte da série “Sabores do Nordeste”, que exalta a culinária de cidades nordestinas.

No programa, Guilherme fez uma contextualização histórica explicando as origens e os porquês da carne de sol ser exposta a céu aberto nessa região.

“Por volta do século XVII, segundo pesquisas na internet, fazendeiros portugueses tinham uma rota saindo da Bahia em direção a São Luís do Maranhão e eles perceberam que essa região aqui era muito propícia para a criação das fazendas e do gado… E era assim que eles armazenavam as carnes. Não tinha eletricidade na época, então elas eram expostas em formas de varal no sol, temperadas só no sal para conservar”, comentou.

Para provar das receitas, ele visitou a Churrascaria O Manoelzinho, uma das mais conhecidas da cidade quando o assunto é churrasco, paçoca e Maria Izabel de carne de sol.

Ao provar dos pratos oferecidos, Guilherme os colocou no topo do ranking de comidas que ele apreciou durante a série.

 

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]