Dez estados brasileiros não serão contemplados com a vacina da dengue na rede pública de saúde. Nessas localidades que não serão disponibilizadas, a população deverá procurar a vacina na rede privada, mas devido o alto custo poderá ser considerado um obstáculo para pessoas com menor renda.
Duas vacinas para a doença estão sendo vendidas atualmente nas clínicas e farmácias do país. Uma delas é apenas para quem já teve a doença. Já a outra, Qdenga, não tem restrições e poderá ser aplicada na população de 4 a 60 anos. O imunizante funciona apenas com duas doses e é o mesmo que será disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja também: Estudantes do Ensino Médio terão direito a R$ 200 mensal e R$ 1.000 no final de cada ano
O Ministério da Saúde anunciou que 3,1 milhões de brasileiros serão imunizados contra a doença, em municípios de 16 estados e no Distrito Federal. Já outras 10 unidades da federação, como o Rio Grande do Sul, não foram selecionadas devido não atender os requisitos estabelecidos: municípios com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão da doença e maior predominância da dengue tipo dois.
Leave a Reply