A Diocese de Campo Maior, por meio do Projeto Amigos do Seminário, vai promover nesta sexta-feira (19 de janeiro) Encontro de Cultura Popular com apresentações de Reisado e dança de São Gonçalo. O evento vai acontecer no Complexo Valdir Fortes, a partir das 18h30. Na ocasião, também haverá venda de comidas típicas e leilão para contribuir com as iniciativas evangelizadoras da Igreja e a formação dos seminaristas.
“O evento visa resgatar algumas manifestações próprias da cultura nordestina como o Reisado e a roda de São Gonçalo. Nosso objetivo é fomentar e preservar a cultura, local possibilitando que todas essas expressões culturais alcancem as novas gerações e não sejam excluídas ou esquecidas”, destacou o seminarista Gean Medeiros.
O Encontro de Cultura Popular vai contar com apresentação de Reisado do município de Boa Hora. Os reisados e as rodas de São Gonçalo consistem em grupos formados por músicos cantores e dançarinos que costumam ir de porta em porta anunciar a chegada de Jesus Cristo, fazendo orações e entoando cantos por onde passam.
Ainda de acordo com Gean, todos os recursos arrecadados com as vendas de comidas típicas e as joias do leilão serão destinados ao Projeto Amigos do Seminário da Diocese de Campo Maior, que tem por objetivo ajudar na formação dos seminaristas.
Leave a Reply