Ultimamente os celulares estão tomando de conta do mundo, as pessoas fazem uso tanto no profissional como no pessoal. O aparelho acabou tornando-se uma das coisas mais banais, mais da metade da população do planeta possuí um smartphone, mesmo que seja de uma versão antiga e não muito tecnológico.
Já em países mais desenvolvidos acaba se tornando algo assustador, ou seja, com mais de 80% da população possuindo um celular. Embora esse dispositivo agilize e torne mais confortável a vida da população, o uso excessivo dos celulares podem trazer problemas reais e gravíssimos, como deficiência cognitiva, dificuldade no estudo, piora na qualidade do sono, e em alguns dos casos até depressão.
Segundo a pesquisa, que foi divulgada por uma plataforma, esse uso excessivo de smartphones fez com que crescesse o vício no aparelho.
O levantamento aponta que o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking de países mais viciados em smartphones, ficando atrás apenas da Malásia, Arábia Saudita e China. Os países com menos viciados no dispositivo são a França e a Alemanha.
Veja também: 57% dos brasileiros dizem que Lula fez menos pelo país do que esperavam
Confira abaixo algumas medidas para tratar o vício:
- Definição de limites de tempo máximo gasto no uso do smartphone por dia;
- Controle de notificações, desativando todas as notificações desnecessárias, e reduzindo a tentação de verificar o dispositivo a todo momento;
- Distância física do aparelho, seja deixando em outro cômodo ou fora do alcance das mãos, principalmente na hora do estudo, do trabalho ou de dormir;
- Por fim, caso o vício esteja afetando negativamente a saúde física ou mental, é interessante considerar a ajuda profissional de saúde ou terapeuta.
Leave a Reply