Nessa terça-feira (28), alunos passaram mal após tomarem medicamentos tarja preta em uma escola municipal de Teresina. A Secretaria Municipal de Educação relatou que uma equipe técnica está na instituição escolar apurando o caso.
Os estudantes, cujas identidades não foram reveladas por questão de segurança, tem idades de 13, 14 e 15 anos. De acordo com a administração da escola, o aluno, identificado apenas pelas iniciais L.F. da S. S, teria levado para a escola um medicamento utilizado no tratamento de ansiedade e agorafobia (Alprazolam), que uma pessoa da família utilizava. Lá ele dividiu os remédios com outros alunos.
O jovem, identificado apenas pelas iniciais L. F. da S, S, de apenas 13 anos, ingeriu cerca de 17 comprimidos de uma só vez, o que acabou resultando em reações devido ao uso excessivo do medicamento como convulsões e rigidez muscular. Já os outros dois alunos, de 14 e 15 anos, consumiram uma quantidade menor do medicamento e apresentaram letargia, mas felizmente não surtiu graves efeitos e não precisaram ser internados.
Veja também: Piauí: Recuperação de celulares roubados e furtados cresce 158,60%
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado imediatamente para poder socorrer ambos os estudantes. Os dois mais velhos foram liberados para casa, enquanto o estudante de apenas 13 anos precisou ser internado, sendo liberado apenas após um dia de internação.
A direção da Escola Municipal Prof. Valter Alencar acionou imediatamente o SAMU ao perceber que ambos os alunos estavam passando mal. Além disso, também entrou em contato com as famílias e adotou algumas medidas corretas, incluindo o acionamento do Conselho Tutelar. A escola realizou todos os procedimentos cabíveis, e a SEMEC (Secretaria Municipal de Educação de Teresina) está acompanhando a situação.
O caso está sendo investigado com o intuito de compreender as circunstâncias e prevenir possíveis situações semelhantes no futuro.
Leave a Reply