A Prefeitura de Campo Maior, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural (SDR) e Assistência Social e Geração de Renda (Semas), inaugurou, nesta quinta-feira (09), as hortas do Clube do Idoso, projeto que tem como objetivo auxiliar na alimentação de famílias carentes, bem como o trabalho de socialização das pessoas na terceira idade.
O prefeito Joãozinho Félix comentou sobre a importância das hortas comunitárias para o município. “Este projeto foi um compromisso de campanha que está sendo cumprido. O nosso intuito é de ajudar as famílias carentes distribuindo um alimento nutritivo e de qualidade e ao mesmo tempo poder gerar emprego e renda para a nossa comunidade”, afirmou o prefeito.
“O projeto nasceu com o propósito de dar aos nossos idosos uma atividade ao ar livre, onde, em contato com a natureza, eles pudessem se sentir úteis e valiosos. Eles irão participar de todas as etapas do processo, desde o plantio até a colheita das hortaliças. O foco mesmo foi dar a eles a oportunidade de renovação com o contato com a natureza”, destacou o secretário de Assistência Social Dogival Félix.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Humberto Filho, todas os legumes e hortaliças são produzidas da maneira mais natural possível, sem uso de agrotóxicos. “Aqui serão colhidos coentro, cebola, alface, beterraba, cenoura, berinjela e muito mais. Queremos levar esse projeto para outras comunidades e escolas de Campo Maior, contribuindo com uma alimentação mais saudável e uma melhor qualidade de vida para todos”, falou.
Segundo o engenheiro agrônomo e idealizador do projeto Gildean portela, o espaço é um exemplo de união e trabalho comunitário: “Os idosos irão compartilhar o dever de manter de maneira organizada um ambiente coletivo para o cultivo visando o beneficiamento próprio e da comunidade. Com a implantação dessas hortas, tem-se um aproveitamento racional do solo urbano favorecendo diversas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e nutricional”, explicou.
Leave a Reply