Nessa quinta-feira (21), o macaco que viralizou após sequestrar filhotes de gato e cachorro no município de Picos, localizado no sul do Piauí, foi capturado pelo IBAMA. Os vídeos repercutiram devido ao comportamento imprevisível do animal.
Um biólogo do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA-PI, além de um veterinário e tratador da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR-PI), foram até a cidade na manhã dessa quinta-feira (21), para poder avaliar no local a situação do animal e proceder o manejo, contenção e captura do macaco-prego.
O macaco será transportado até o CETAS DA SEMAR-PI, onde ele passará por um período de quarentena, avaliação clínica e coleta de material biológico para poder verificar a sua saúde, a presença de alguma doença, por parte da equipe de veterinários da Universidade Federal do Piauí/CCA e Hospital Veterinário. A equipe de biólogos da SEMAR com apoio do Bioparque farão uma avaliação sobre os aspectos de comportamento.
Veja também: Macaco é flagrado raptando filhotes de gato e cachorro no Piauí
A proposta é a seguinte, realizar uma inserção para o “Chico” em um grupo familiar com outros macacos da espécie, para em seguida soltar o grupo, após a fase de treinamento, em áreas cadastradas para soltura do IBAMA-PI e SEMAR-PI.
Leave a Reply