O número de vítimas de acidente de trânsito atendidas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), bateu recorde no mês passado. O número de ocorrência do mês de julho foi maior que a de 2017. Em seis anos teve um aumento de 13% nos atendimentos por acidentes de trânsito.
Em julho foram 965 vítimas de acidentes foram atendidas na capital e região com os atendimentos 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, teve uma média de 31 casos por dia. A maior parte dos pacientes atendidos foi de acidentados com motocicletas, 839, seguidos pelos pedestres, que foram 86 atropelamentos e ocupantes de automóveis, com 40 vítimas.
Após a divulgação desses dados, a gestão da unidade hospitalar destacou a importância da prevenção no trânsito, como: excesso de velocidade, ingestão de álcool e uso do celular são alguns dos principais fatores que podem levar a um acidente grave de trânsito, essas emergências têm um aspecto particular: a maioria delas é evitável.
Veja também: Jovem é encontrado morto dentro de lagoa ao lado de motocicleta no Piauí
O HUT é o maior serviço público na rede de urgência e emergência do Estado, com um total de 375 leitos, é mantido pela Prefeitura de Teresina por intermédio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e atua como retaguarda, alinhado com a Central de Regulação do SUS e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Fonte: A10+
Leave a Reply