Na noite desse sábado (15), uma enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) identificada como Laurimary Caminha acabou sendo baleada durante o resgate de um paciente. Na madrugada desse domingo (16), a profissional de saúde recebeu alta.
A enfermeira e o motorista da ambulância foram baleadas no momento que realizava o resgate de um homem que havia sido baleado. O motorista teve uma fratura exposta e foi necessário passar por um procedimento cirúrgico.
A enfermeira foi encaminhada ao Hospital de Urgência em Teresina e logo após transferida para um hospital particular, onde passou por uma avaliação médica e em seguida recebeu alta. No entanto, o motorista continua internado, porém, felizmente não correr risco de morte.
Na noite desse sábado (15), O SAMU foi acionado para socorrer um jovem que havia sido baleado no bairro Vamos Ver o Sol, localizado na zona sul da capital piauiense. Quando a enfermeira chegou para socorrer a vítima, indivíduos passaram pelo local em uma motocicleta realizando disparos que acabaram atingindo ela e o motorista. Após a ocorrência, os indivíduos fugiram do local do crime.
O médico que estava com ambas as vítimas precisou dirigir a ambulância até o hospital para poder salvar a vida deles. Até o momento o estado de saúde do jovem baleado é desconhecido. Ele faz uso de tornozeleira eletrônica e a Polícia Civil do Piauí vai investigar a motivação da tentativa de homicídio.
Coren se manifestou em relação ao caso
Em uma nota divulgada através das redes sociais, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí lamentou o que aconteceu com a enfermeira que foi alvejada durante exercício da profissão e destacou que o crime foi um “ato de covardia extrema”.
Veja também: Homem natural de Campo Maior é morto a tiros em Cocal de Telha (PI)
Confira abaixo a nota na íntegra:
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) informa que a conselheira Enfª Laurimary Caminha foi vítima de um disparo de arma de fogo durante o exercício de sua profissão, em ocorrência realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na noite deste sábado, 15 de julho de 2023.
Ato de covardia extrema, o episódio evidencia o risco ao qual profissionais de Enfermagem são expostos diariamente, com pouca ou nenhuma segurança durante o horário de trabalho. É inadmissível que ainda tenhamos que nos deparar com casos como esse enquanto desempenhamos nossas atividades.
Estamos acompanhando o desenrolar deste lamentável incidente, com a adoção das medidas cabíveis. À Drª Laurimary, o nosso apoio, solidariedade e orações pelo restabelecimento de sua saúde.
Todo e qualquer ato de violência contra profissionais de Enfermagem são veementemente repudiados por esta autarquia federal. O Coren-PI reafirma o seu compromisso de proteger a boa prática de Enfermagem e o direito à Saúde do cidadão, bem como de garantir a segurança dos profissionais e da população assistida.
Fonte: A10+
Leave a Reply