Policiais Rodoviários Federais efetuaram, na noite desta última sexta-feira (09), a prisão de três homens, com idades de 22, 43 e 51 anos, pelo crime de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. A ação foi desencadeada após abordagens na rodovia federal BR 135, no município de Colônia do Gurguéia (PI), e na BR 316, em Teresina.
Por volta das 20h45, no km 228 da BR 135, os policiais realizavam fiscalização de rotina em Colônia do Gurguéia (PI) quando deram ordem de parada a um condutor de uma motocicleta que não usava o capacete. Ao iniciar os procedimentos de fiscalização, o condutor, um homem de 22 anos, ao tentar descer da motocicleta, apresentou desequilíbrio, além de outros sinais de embriaguez, como odor etílico. O condutor relatou que havia ingerido bebida alcoólica durante a manhã e à tarde.
Foi oferecido o teste de etilômetro, que constatou o teor de 0,59 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, índice 14 vezes acima do limite regulamentar.
Em seguida, 10 minutos após a primeira abordagem, dessa vez no km 227 da BR 135, os policiais visualizaram outra motocicleta, na qual o condutor também não usava o capacete de segurança. Ao iniciar os procedimentos de fiscalização, o condutor, um homem de 43 anos, apresentou diversos sinais de embriaguez, como fala embargada, olhos vermelhos, dificuldade no equilíbrio e odor etílico. O condutor relatou que havia ingerido bebidas alcoólicas ao longo da noite.
Após ser oferecido o teste de etilômetro, foi constatado o teor de 1,68 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, índice 42 vezes acima do limite regulamentar.
Veja também: PRF recupera no Piauí motocicleta que havia sido roubada há 13 anos em São Paulo
Por fim, por volta das 18h, na BR 316, km 20 em Teresina, os policiais abordaram um veículo destinado ao transporte de passageiros, modelo táxi Fiat/Siena, conduzido por um homem de 51 anos, que, no momento da abordagem, apresentava sinais de embriaguez ao volante, como olhos avermelhados e odor etílico. Questionado se havia consumido bebida alcoólica, ele relatou que havia bebido na noite anterior.
Após ser oferecido o teste de etilômetro, foi constatado o teor de 0,46 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, índice 11 vezes acima do limite regulamentar.
Os três condutores foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil. A princípio, eles responderão pelos crimes de conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência (embriaguez ao volante).
Fonte: Agência PRF
Leave a Reply