De acordo com especialistas, o filtro de barro é considerado a maneira mais segura e bastante eficiente de filtra a água que existe. A água saí do filtro 95% livre do cloro, parasitas, pesticidas, metais como ferro, chumbo e alumínio e o que é melhor, fresquinha, pois a cerâmica diminui a temperatura da água em até 5º graus centígrados. Sem falar que ele é o único filtro de água que recebe a classificação P-I do Inmetro, sendo capaz de reter partículas de 0,5 a 1 mícron (os demais só acima de 15 mícrons). Uma tecnologia avançada do tempo da vovó.
Conforme o economista Julio César Bellingieri (Unesp), desde o ano de 1910 que existe esse filtro de barro no Brasil, quando começou a ser produzido por famílias de imigrantes italianos e portugueses. Entre os anos de 1926 e 1928, foi criado pela Cerâmica Lamparelli de Jaboticabal, o tradicional filtro São João, de barro vermelho e com vela porosa. Já em 1947, quatro irmãos da família Stéfani adquiriram a fábrica, ou seja, viraram os novos donos, porém continuaram a produzir os filtros com o mesmo nome e aparência até atualmente. A partir da década de 1980, devido à queda da procura pelos filtros, várias fábricas faliram e Cerâmica Stefani tornou-se a maior produtora de filtros de cerâmica do país.
Conforme pesquisas que foram realizadas pelos cientistas norte-americanos, nosso filtro tem o melhor sistema de purificação de água do mundo, sendo assim ele está presente em muitas residências brasileiras.
Um dos fatores que colaboram para essa eficiência dos filtros de barro é a sua câmara de filtragem de cerâmica, sendo feitas de velas de cerâmica, que são consideradas muito eficientes no trabalho de retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio.
Além de que, essa tecnologia avançada combatem a presença de chumbo, em 95% e em 99% o parasita Criptosporidiose, que são culpados por causar diarreias e infecções intestinais.
Veja também: Loja de aplicativos do Google remove jogo “Simulador de Escravidão” após denúncias de usuários
Nesses filtros de barro, a filtragem é impressionantemente realizada através da gravidade, ou seja, com a água passando pelas velas e gotejando lentamente no reservatório inferior. Este processo não está presente nos fluxos de torneiras ou até mesmo em tubulações, porque nesses mecanismos é a pressão que impulsiona a água. No entanto, esse processo é menos cuidadoso, e pode permitir que microrganismos e sedimentos acabem passando pelo sistema de filtragem e depositando-se em copos.
Estudo alertam as pessoas quando quiserem comprar este produto, já que muitos deles podem permitir a passagem de elementos nocivos para a saúde, como: o flúor e arsênico.
Esses filtros de barro é considerado uma ótima opção para ter em seu lar, porém para que possam exercer sua função com qualidade, é necessário que exista uma manutenção regular, com a troca de velas.
Devido o produto ser utilizado para filtrar a água que você for ingerir, não devem ser usados produtos de limpeza no filtro, é necessário um cuidado no local que a água será armazenada, para que ela não seja contaminada e permaneça saudável para o consumo.
Leave a Reply