Banhistas devem ter cuidados redobrados durante o atual período chuvoso no Piauí, onde pontos turísticos como balneários, rios e cachoeiras tornam-se cada vez mais perigosos. O Corpo de Bombeiros reforça para a população um alerta neste recente momento que o volume das águas estão aumentando cada vez mais em várias regiões do estado piauiense.
Segundo o Corpo de Bombeiros, de janeiro a abril deste ano foram 26 casos de afogamentos, contra 8 casos nesse período do ano passado, teve um aumento de 225% no número de registros. Apenas no mês de março passado, foram contabilizados 11 afogamentos, já no ano de 2022 foi apenas 1 caso.
Para os que frequentam esses locais com grande volume de água é importante ficar atento a determinadas situações como não ingerir bebida alcoólica quando for entrar na água, o cuidado com criança deverá ser redobrado e nos locais da diversão não pular na água se o banhista desconhece a profundidade para evitar um grave acidente – explica o tenente do CBMP Filipe Lima.
De acordo com as orientações dos Bombeiros, participar de algumas trilhas ou camping para encontrar cachoeiras e lagos, precisam ter muita atenção, principalmente durantes esses tempos chuvosos. “Em dias chuvosos, o recomendável é não entrar na água, não tentar atravessar de um local para outro, pois a correnteza pode arrastar o banhista e causar um afogamento. O ideal é procurar um local alto e esperar toda chuva passar”, alerta o tenente.
Veja também: Vídeo viraliza após mulher gravar paciente saindo pela janela de ambulância no Piauí
Caso haja um afogamento, não tente prestar socorros mesmo que você saiba nadar. O mais adequado possível, é você fornecer um objeto que sirva de flutuação, como, por exemplo: corda, galho de árvore, uma garrafa pet vazia, tampa de isopor, assim você evita o contato direto com a vítima. A principal orientação é que você procure um local para o seu lazer onde haja guarda-vidas ou pessoas que sejam capacitadas para realizar um resgate em situações de emergência.
Se você tiver uma emergência, acione o Corpo de Bombeiros imediatamente através do número 190.
Leave a Reply