O que está por trás do dia 20 de abril que está deixando pais e escolas em alerta?

O que está por trás do dia 20 de abril que está deixando pais e escolas em alerta?
O que está por trás do dia 20 de abril que está deixando pais e escolas em alerta?




Recentemente vários ataques escolares realizados em várias regiões do Brasil deixou toda a população em alerta sobre esses riscos desses últimos acontecimentos acabarem ocorrendo novamente. No entanto, a data do dia 20 de abril, tem deixado docentes, discentes e pais ainda mais em alerta. A causa desse medo é as mensagens que andam circulando nas redes sociais relacionados a possíveis ataques que seriam feitos nesse dia.

O principal motivo para o alerta ser especificamente nessa data é relacionado a dois fatores históricos relacionados a grupos extremistas que ocorreu nessa data, primeiro é aniversário do ditador americano Adolf Hitler, que nasceu no dia 20 de abril de 1889 e segundo é a data que ocorreu o Massacre de Columbine, o atentado de uma escola nos Estados Unidos que deixou 13 mortos, sendo realizado no dia 20 de abril de 1999.

Nessa quarta-feira (12), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, relatou durante uma entrevista coletiva que essas duas datas históricas podem ser relacionadas a possíveis a ataques a escolas.

Há ação de lobo solitários, oportunistas e psicopatas? Sim, mas há orquestração de gente que se inspira em agrupamentos extremistas. 20 de abril [também] é aniversário de Hitler, não é aniversário só da tragédia hedionda de Columbine – declarou.

O ministro ainda ressaltou que operações que estavam envolvendo autoridades do Maranhão, Goiás e São Paulo identificaram grupos de jovens que estariam “assediando” outros jovens a propagar ameaças contra diversas escolas. Por motivos da postagem relacionadas ao dia 20 de abril, o chefe da pasta federal relatou que pediu aos estados para reforçarem o apoio policial em diversas unidades escolares.

Sugerimos o reforço do policiamento ostensivo nos próximos dias em razão da multiplicação de postagens ou boatos atinentes ao dia 20 – destacou.

O que está por trás do dia 20 de abril que está deixando pais e escolas em alerta?
O que está por trás do dia 20 de abril que está deixando pais e escolas em alerta?. (Imagem: Reprodução)

Mudança de rotina e medidas de segurança

No estado de São Paulo, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) está mantendo contato com as direções de unidades escolares e policiais militares que estão fazendo a Ronda Escolar pelas redondezas de colégios para poder proteger as crianças que possivelmente podem está em perigo. O patrulhamento está sendo realizado por policiais a pé e também em motocicletas.

Há recomendações que as atividades continuem sendo realizadas normalmente, porém escolas e universidades particulares estão tomando medidas para poder aumentar a sensação de segurança. Uma escola de São Paulo, decidiu mudar o calendário de provas para poder não cair no dia 20 de abril.

No entanto, nenhuma das escolas e universidades falaram sobre suspensão de aulas após tantos relatos de possíveis ameaças, uma das instituições até relatou sobre ter reforçado a segurança e limitado as visitas.

Já a escola cristã Recreio Christian School, situada em Recreio dos Bandeirantes, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, decidiu cancelar as aulas no dia 20 de abril para poder assegurar a integridade física dos discentes e também implantou o uso de detectores de metais para poder reforçar a segurança da unidade e nenhuma pessoa entrar armada no colégio.

Veja também: Estudante de 15 anos agride professor em sala de aula e vídeo viraliza

Nossa escola não se baseia em boatos, mas existe algo acontecendo paralelamente na deep web. Tem se ouvido que por volta do dia 20 deste mês, outros ataques podem acontecer e precisamos nos resguardar. Por isso, decidimos que nessa data, nossa escola permanecerá fechada – disse o CEO e diretor do colégio, Gabriel Frozi.

Outra medida que está circulando as redes sociais, é que os pais dos discentes verifiquem diariamente seus materiais escolares antes de eles saírem para a unidade.

Massacre de Columbine

No dia 20 de abril de 1999, dois discente da Columbine High School, uma escola situada em uma cidade de mesmo nome, localizada nos Estados Unidos, invadiram a escola armados com carabinas, facas, explosivos, espingardas e realizaram o ataque.

As autoridades na época do atentado identificaram que a dupla de estudantes haviam planejado com antecedência o crime e usavam um site para poder ensinar a outros como fabricar bombas caseiras. O atentado, vai completar 24 anos na próxima semana e deixou 15 pessoas mortas, entre elas 12 discentes, 1 docente e os 2 autores do crime que logo após realizar cometeram suicídio.

Ataques recentes

No dia 27 de março, um discente de apenas 13 anos, utilizou uma arma branca para poder esfaquear 4 docentes e 1 discente da Escola Estadual Thomázia Montoro, situado no bairro Vila Sônia, localizado na Zona Oeste de São Paulo. Uma das professoras, identificada como Elisabete Tenreiro, de 71 anos, devido aos ferimentos, acabou não resistindo e vindo óbito no hospital. Já os outros que sofreram escoriações leves foram hospitalizados, mas logo após receberam alta.

Nove dias após o massacre, no dia 5 de abril, ocorreu outro atentado, onde um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, situado em Blumenau, localizado no estado de Santa Catarina, utilizou uma machadinha e matou 4 crianças, já outras 5 crianças ficaram feridas durante o atentado.

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]