A AGESPISA passou a cobrar na conta de água do mês de janeiro uma taxa de esgoto que equivale a cerca de 80% do valor do talão. A taxa é cobrada nos bairros e ruas por onde a obra de esgotamento passou, como Prado, Paciência e outros.
A tarifa surpreendeu moradores das referidas regiões e causou questionamentos, como, por exemplo, o fato da cada ainda não estar interligada ao sistema, na rua, e mesmo assim serem taxados.
Em uma residência no bairro Prado, o valor do talão chegou a R$701,24. A taxa de esgoto foi equivalente a R$309,62. Denúncias e estão sendo realizadas no Ministério Público.
O órgão explicou o que significa essa tarifa e como irá funcionar:
02/02/2023
*Nota Agespisa ao Portal Piripiri Repórter*
A Agespisa informa que, a partir do mês de janeiro de 2023, iniciou a cobrança da tarifa de esgotamento sanitário aos clientes que já contam com rede disponível para interligação em Piripiri.
Veja também: Secretário pede prisão imediata de ‘tornozelados’ que descumprir a ordem judicial durante carnaval no Piauí
A taxa de esgoto corresponde a 80% do valor da conta de água, uma das menores tarifas do Brasil.
Para informar a população, a empresa promoveu ações educativas sobre a cobrança e a utilização correta do sistema de esgotamento sanitário.
A Agespisa reforça que a cobrança da tarifa se dá somente em áreas onde há disponibilidade do serviço, conforme previsto na Lei Federal 11.445, de 05 de janeiro de 2007.
A taxa pode ser cobrada a partir do momento em que já existe disponibilidade do serviço, independente do morador ter realizado ou não a interligação e que ações educativas foram realizadas em escolas com professores e diretores, posto de saúde e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com a presença de moradores, no ano passado e em janeiro deste ano.
Fonte: Piripiri Repórter
Leave a Reply