Nessa terça-feira (29), foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), um Reajuste Tarifário Anual (RTA), da Equatorial Piauí Distribuidora de Energia S.A. A média do valor do reajuste para todas as classes de consumo vai ser de 19,30%, em base de quase três vezes mais que a inflação, em que foi acumulada nos últimos 12 meses.
As novas tarifas vão entrar em vigor a partir de sexta-feira (02). Agora para os consumidores de baixa renda, o aumento será bem menor, totalizando um percentual de 16,69%, mas ainda assim continua muito mais acima da inflação em que foi acumulada nos últimos 12 meses, cujo valor é inferior a 7% na medida do IPAC.
Resumindo, o total do aumento da energia elétrica para os de baixa e média tensão será 17,89% e para os demais, como grandes empresas, terá o aumento de 24,98%.
Conforme a ANEEL, os itens que mais impactaram para esse reajuste da energia, foram os encargos setoriais e os custos com compra e transporte de energia.
Veja também: Tarifa de energia elétrica deve subir 5,6% em 2023, aponta Aneel
Segunda a agência da ANEEL, a medida de regulamentação nesse processo tarifário foi a aplicação da lei, n° 14.385/2022, que trata dos repasses dos créditos tributários, relativos à retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins. Esse limite teve como possibilidade reverter, a favor dos demais consumidores, cerca de R$ 275 milhões, o resultado de uma redução do reajuste tarifário em 11,55%.
Leave a Reply