Conhecida por registrar as maiores temperaturas do país, Campo Maior segue sem registrar temperaturas acima dos 40º como costuma acontecer nos meses de br-o-bró. Desde setembro, durante vários dias, o município apareceu na lista das maiores temperaturas do país de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A maior temperatura máxima registrada em Campo Maior neste ano de 2022 foi 39,3º no dia 20 de setembro. Já no dia 16 de novembro, o INMET cravou Campo Maior como a cidade mais quente do Brasil com 37, 8º. Também apareceram com frequência entre as cidades mais quentes do Brasil, os municípios de Piripiri, Oeiras e Bom Jesus. A capital Teresina, apesar de ser conhecida pelas altas temperaturas, apareceu raríssimas vezes entres as mais quentes.
Ainda deve continuar chovendo nos próximos dias na região. O mês de dezembro marca o início da pré-estação chuvosa em todo o centro-norte piauiense. A quadra chuvosa vai de janeiro a abril, quando são registrados os maiores volumes de chuva do ano.
Grandes áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Brasil, abrangendo grande parte de todas as regiões do país. O ar quente úmido que predomina sobre o Brasil e a circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, geram a formação de muitas nuvens carregadas. Estas áreas de instabilidade se espalham pelo litoral e pelo o interior do Piauí trazendo bastante chuva.
Leave a Reply