Embora tenha amargado uma derrota na noite deste domingo (30), Jair Bolsonaro (PL) teve em Campo Maior um dos seus melhores desempenhos neste 2º turno no Piauí. Na grande maioria dos municípios piauienses Bolsonaro teve entre 15 e 20% dos votos para presidente.
No primeiro turno, Bolsonaro obteve 5.936 votos (21,06%) e conseguiu ampliar a sua votação no 2º turno para 7.034 votos (25,03%). Foram 1098 votos a mais em relação ao primeiro turno. Lula conseguiu mais 540 votos no 2º turno em relação ao 1º.
Influência da política local
A ampliação do número de votos em Campo Maior pode ter relação com o apoio do prefeito Joãozinho Félix (MDB), que declarou publicamente apoio à reeleição de Bolsonaro. Aliados do prefeito montaram um comitê para traçar estratégias e reforçar a votação do presidente. No local, eram realizadas reuniões e distribuído material de campanha.
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, tentou diminuir a diferença de votos entre Lula e Bolsonaro. Campo Maior chegou a receber a visita do deputado federal Hélio Lopes e do senador Magno Malta, ambos do PL, dias antes da eleição. Eles participaram de carreata pelas ruas da cidade.
Leave a Reply