A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenação de Epidemiologia e Atenção Básica, capacitação de manejo e assistência à varíola dos macacos (monkeypox). A ação aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Campo Maior e reuniu profissionais da saúde do município.
O enfermeiro Joy Kelson informou que dois casos suspeitos foram notificados em Campo Maior e pediu que as pessoas tomem os devidos cuidados para evitar a contaminação:
“O nosso objetivo é discutir o enfrentamento à varíola dos macacos após a notificação de dois casos suspeitos em Campo Maior. É sempre importante dispor de informações para melhorar o atendimento à população. Queremos também tranquilizar a todos e pedir que continuem tomando medidas de proteção como distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos”, destacou.
A enfermeira Simone Peres, da 5ª Gerência Regional de Saúde, participou da ação e citou os principais sintomas da doença:
“Os sintomas iniciais costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. É importante o comparecimento a uma unidade de saúde após o aparecimento destes sintomas”, disse.
Leave a Reply