Profissionais da área de saúde realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (9), contra a liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a lei que cria o piso salarial da enfermagem. No Piauí, protestos foram realizados em Teresina, Picos, Floriano e Parnaíba. A mobiliza acorre a nível nacional.
Segundo representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) atualmente 44 mil profissionais, técnicos e auxiliares são prejudicados com a medida do estado.
Entenda o caso
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu neste domingo (4/08) o piso salarial nacional da enfermagem e deu prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro, os riscos para empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços.
Veja também: STF: Piso salarial nacional da enfermagem é suspenso por Barroso
Barroso considerou mais adequado, diante dos dados apresentados até o momento, que o piso não entre em vigor até esses esclarecimentos. Isso porque o ministro viu risco concreto de piora na prestação do serviço de saúde principalmente nos hospitais públicos, Santas Casas e hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), já que os envolvidos apontaram possibilidade de demissão em massa e de redução da oferta de leitos.
Leave a Reply