Duas cidades do Piauí estão entre os municípios do País que registraram as maiores temperaturas neste domingo (07), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Conforme o ranking, a máxima registrada no Brasil foi de 38,2°C, em Querência, no Mato Grosso.
As duas cidades mais quentes do Piauí foram, Bom Jesus, no sul do estado com 37,1°C além de Campo Maior, que fica na região norte, que também registrou 37,1°C.
O período mais quente para os piauienses é o B-R-O-BRÓ, que compreende os meses de setembro, outubro e novembro, quando as máximas chegam a passar dos 40°C, e a sensação térmica é de mais calor do que o registrado no termômetro.
O Inmet publicou aviso de perigo potencial, que inicia nesta segunda-feira (08), alertando sobre a baixa umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%.
Veja também: Três foragidos de prisão de Altos já foram recapturados pela polícia
O órgão orienta ainda sobre os cuidados básicos que a população deve tomar para cuidar da saúde nesse período quente e de baixa umidade do ar.
Instruções:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Queimadas
Além das temperaturas altas e do tempo seco, outra característica marcante do período é o pico do número de foco de queimadas.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Piauí registrou 561 focos de queimadas durante o mês de julho deste ano. Comparado com o mês de junho, houve um aumento de 305 focos.
Fonte: R10 Notícias
Leave a Reply