A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta segunda-feira (11), que os dois casos suspeitos de varíola dos macacos que estavam em investigação no Piauí, foram descartados, após verificação por exames laboratoriais.
A coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, ressalta a importância de um diagnóstico diferencial para a confirmação ou descarte seguro do caso.
Conforme a Sesapi, após a verificação, os dois casos que haviam sido notificados foram levantadas a positividade de síndrome mão-pé- boca e catapora.
Entre os sinais e sintomas da varíola dos macacos estão, a febre súbita, aparição de adenomegalias (inchaço) na região das virilhas; braços ou atrás das orelhas, além de erupções cutâneas.
As pessoas que apresentarem os sintomas, devem procurar as unidades de saúde do seu município para a realização de exames.
Amélia reforçou que a identificação precoce é essencial para que os casos não evoluam de maneira grave.
Os sinais e sintomas podem remeter a outras patologias, sendo essencial a coleta de material para a análise laboratorial. Com a análise laboratorial do material colhido, as entidades de saúde podem ter a segurança apropriada para descartar ou confirmar os casos e tomar as medidas necessárias para a situação – explica a coordenadora de epidemiologia da Sesapi.
Via: G1 Piauí
Leave a Reply