Odontologia esportiva, entenda sobre essa especialidade e sua importância

Odontologia esportiva, entenda sobre essa especialidade e sua importância

98 0

As condições da saúde bucal podem afetar a concentração, o desempenho em atividades do cotidiano, além de potencialmente causar doenças sistêmicas que afetam a condição cardiovascular e respiratória. Isso faz com que a odontologia esportiva tenha uma grande importância na preparação física dos atletas.

Contudo, a preocupação quanto aos impactos do esporte na saúde bucal dos jogadores, também deve ser grande, uma vez que as atividades de alto impacto, como o futebol, o boxe ou o vôlei, podem danificar os dentes e comprometer a estrutura oral.

Além disso, os traumatismos bucais causados pela prática dessas atividades podem vir a atrapalhar a realização de tratamentos odontológicos, como o implante dentário ou os procedimentos ortodônticos – bem como a integridade oral.

Odontologia esportiva, entenda sobre essa especialidade e sua importância
Odontologia esportiva, entenda sobre essa especialidade e sua importância. (Imagem: Freepik)

Por isso, o cuidado especializado com a dentição esportiva tem se tornado cada vez mais proeminente, e esses profissionais têm sido parte fundamental da preparação física das melhores equipes.

O que é odontologia esportiva?

Desde 2015, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece a especialização do cuidado dental esportivo como um segmento de alta importância. 

A área tem como finalidade estudar, prevenir e curar as lesões, considerando as especificidades fisiológicas e ambientais, de acordo com cada tipo de esporte e atleta.

O profissional da área possui uma formação multifacetada que, além do conhecimento aprofundado acerca da odontologia, também estuda a teoria de setores como:

  • Nutrição;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Ortopedia;
  • Otorrinolaringologia, entre outras especialidades.

Isso porque, o cirurgião-dentista deverá realizar suas funções de prevenção, avaliação e tratamento, identificando as necessidades bucais e adequando os procedimentos às realidades do esporte. 

Exemplo disso é quando o esportista precisa de correções ortodônticas, por meio do aparelho fixo, e a metodologia usada deve ser avaliada de forma mais aprofundada.

Devido ao alto impacto de certas modalidades, esse acessório pode machucar a boca ou quebrar com frequência, atrapalhando o andamento do processo. 

Por isso, os médicos optam pelo uso do aparelho dental invisivel móvel, ou mesmo o modelo lingual – que é colocado na parte interna do dente.

Assim, o procedimento pode ser realizado sem causar danos físicos ao paciente e nem atrapalhar o desenvolvimento da profissão.

Importância da profissão

A necessidade do cuidado com a saúde bucal do atleta vai muito além das questões de aparência, pois afeta a saúde e o desempenho no esporte. 

Inclusive, mesmo o uso do aparelho invisivel fixo pode ser combinado com o protetor bucal para garantir a defesa da cavidade oral em esportes de contato.

O protetor esportivo, que é feito sob medida para cada indivíduo, deve ser utilizado para prevenir a quebra, rachaduras e cortes das gengivas e bochechas durante quedas ou traumas na região bucal – especialmente nos dentes frontais superiores.

O uso desse acessório pode influenciar, inclusive, no valor de um implante dentário ou mesmo na necessidade de recorrer a esse procedimento.

Afinal, ele consegue proteger a dentição e a área da cirurgia impedindo quebras e movimentações bruscas que ameacem o sucesso do tratamento ou até a retirada e recolocação de um novo implante.

Isso aumentaria os riscos cirúrgicos, o tempo de recuperação do atleta – que ele precisa ficar em repouso e longe dos treinamentos – e ainda aumentaria os custos.

Cuidados necessários com a realização de tratamentos odontológicos

Ultimamente, com a grande tendência a cerca da lente de contato dental, muitos jogadores e atletas de diversas modalidades têm optado por esse cuidado odontológico estético. 

Nesse contexto, cabe aos dentistas da área esportiva identificar os riscos de cada modalidade e os cuidados necessários.

Entre essas medidas está a criação de um molde personalizado, que encaixe perfeitamente as facetas de porcelana recém-adquiridas e as protejam dos impactos e dos danos, ao mesmo tempo em que cuida da boca.

Já os tratamentos menos invasivos como clareamento dental, que visam apenas a correção de cor por meio do gel clareador, lasers e luzes ultravioletas, geralmente não precisam de manutenção especializada.

Cabe ressaltar ainda que, devido aos choques frequentes, o dente pode ser um pouco mais delicado e o procedimento branqueador pode causar ainda mais sensibilidade. 

Por isso, esse dentista deve analisar cada caso para saber quais são as intervenções necessárias para acabar com a dor.

Tal processo pode incluir a aplicação de vernizes para remineralizar a parte mais sensível do esmalte, a aplicação de impermeabilizantes – utilizado nas restaurações – ou até mesmo o uso de métodos caseiros, como o uso de cremes dentários para a sensibilidade.

Deste modo, o profissional deve ser visitado com regularidade para garantir a saúde integral da equipe desportiva, podendo acompanhar os times/atletas nas atividades para garantir a integridade da estrutura bucal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.



WhatsApp


Related Post

close