http://coronavirus.pi.gov.br/

A Varíola que afligiu Campo Maior há 145 anos revela semelhança com o momento que vivemos

42 0

A VARÍOLA EM CAMPO MAIOR – Autoria de  Celson Chaves, Historiador.

ASSIM como a maioria dos vírus eliminados ou ainda existentes no mundo, a varíola teve origem na África (berço da humanidade) ou no oeste do continente asiático. Seu surgimento está atrelado ao processo de domesticação dos animais no período neolítico. O animal responsável pela transmissão do vírus ao homem foi o camelo ou gerbo (roedor). A varíola foi introduzida no Brasil no século XVI com o processo de colonização da América pelos europeus. Os índios foram as maiores vítimas.

A Varíola que afligiu Campo Maior há 145 anos revele semelhança com o momento que vivemos
Edward Jenner (‘O boi da vaca – ou – os maravilhosos efeitos da nova inoculação!’)

O primeiro registro da epidemia no Piauí data de 1789, quando a cidade de Oeiras sofreu duro contágio.  Medidas foram tomadas, mas não impediu o elevado número de mortos.

O vírus castigou o Piauí durante todo o século XIX. Espalhou medo, morte e miséria. A doença alastrava-se rapidamente frente inexistência de qualquer barreira sanitária ou hospitalar.

Em 1875 registrou-se o maior surto de varíola em Campo Maior. Na verdade, a epidemia perdurou até o ano de 1876. A varíola não fez acepção de pessoas. Escravos, crianças e pobres estavam entre os cometidos pelo vírus.

O governo provincial do Piauí e a Câmara Municipal de Campo Maior até tentaram conter o alastramento da doença, porém, não obtiveram êxito. Foi montada uma comissão local, composta pelas maiores autoridades do município: presidente da Câmara, vigário da paróquia, juiz, delegado e o coletor de imposto.

Dos quase mil moradores residentes na sede da vila, 150 vieram a falecer em 1875, e em 1876, 110 morreram. Pelos dados apresentados, temos uma boa ideia do estrago causado pela varíola na freguesia de Santo Antônio do Surubim.

A vila não possuía médico, apenas o boticário João Joaquim Mendes da Rocha, que tentava amenizar o sofrimento dos enfermos com usos de ervas medicinais. O curandeiro fazia tudo de modo improvisado. O Hospital Militar de Primeira Brigada, instalado em 1840, para atender os soldados envolvidos na revolta da Balaiada (1838-1842), há tempos tinha sido desmontado pelo governo provincial e transferido para Teresina.

O medo da epidemia se abateu sobre o município. Pessoas fugiam da sede da vila, isolando-se em sítios e fazendas, transferindo-se para outros municípios piauienses ou para outras províncias do Império. A doença mudou drasticamente a vida dos campo-maiorenses, ao prejudicar negócios, paralisar os serviços públicos, fechar o comércio, igrejas, capelas, Câmara Municipal e até interromper os festejos do padroeiro de Santo Antônio.

Depois de 145 anos, Campo Maior volta a sofrer com um novo vírus, o Covid-19. Na pandemia da varíola (1875 a 1876) tivemos 260 óbitos numa população de quase 9 mil habitantes, enquanto a do Coronavírus já contabiliza até o momento 7 óbitos de uma população de mais de 45 mil habitantes. Será que o cenário irá se repetir?

Related Post

close