MP abre inquérito para apurar candidato que incitou eleitores com Covid-19 a irem vota em Oeiras

234 0

O Ministério Público Eleitoral do Piauí solicitou a abertura de inquérito para apuração de suspeita de crime pelo candidato Dr. Hailton (MDB), que concorria à Prefeitura de Oeiras, cidade a 313 km da capital Teresina. Ele é suspeito de incitar, em postagens nas redes sociais, eleitores com Covid-19 a irem votar nas eleições.

O promotor de justiça Vando da Silva Marques, através da Promotoria da 5ª Zona Eleitoral do estado, fez a representação contra o emedebista porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomendou que eleitores com Covid não fossem às seções eleitorais.

Além de solicitar a abertura de inquérito, o MP-PI pediu multa de R$ 10 mil. Na representação, o promotor de justiça arquivou o post feito pelo candidato que dizia: “não há qualquer norma que proíba o cidadão de votar em caso de sintomas ou contaminação pela Covid-19”.

Entretanto, o Plano de Segurança Sanitária do TSE estabeleceu que os eleitores que apresentassem febre ou tivessem sido diagnosticados com Covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição não fossem às urnas.

“As postagens nas redes sociais Instagram e Facebook, com conteúdo inverídico e irresponsável por parte do candidato, podem causar danos irreparáveis à saúde pública do município de Oeiras, diante da incitação daqueles que estão contaminados pelo coronavírus a irem votar no dia 15 de novembro”, explicou o promotor.

“Ao incitar o eleitor publicamente a ir votar mesmo estando contaminado pela Covid-19, o candidato está infringindo as medidas sanitárias impostas para prevenção e controle de contágio do novo coronavírus”, completou.

G1 tentou e não conseguiu contato com o candidato. A assessoria informou que iria se pronunciar, mas isso não aconteceu até a publicação desta reportagem.

O médico foi derrotado nas urnas, com uma diferença de 43 votos, pelo agrônomo Zé Raimundo (Progressistas), que teve 50,9% dos votos, totalizando 11.472 votos.

FONTE: G1 PI



WhatsApp


Related Post

close