http://coronavirus.pi.gov.br/

Barras celebra umas das devoções marianas mais populares entre os católicos

93 0

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Barras, dará início à festa da padroeira no próximo dia 28 de novembro. O festejo de Barras é um dos mais tradicionais da região Norte do Piauí é todos os anos costuma reunir milhares de pessoas que procuram a cidade de Barras para festejar Nossa Senhora da Conceição, uma das devoções mais populares entre os católicos.

O tema da festa em 2020 será “Com Maria revestir-se da Palavra”. Devido a pandemia de coronavírus, a Paróquia irá seguir com as recomendações da Diocese de Campo Maior que exige o distanciamento social, o uso de álcool em gel durante as celebrações e outras medidas de proteção para garantir a saúde dos fiéis.

No dia 22 de novembro haverá a recepção da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que será trazida de Teresina, na frente da igreja matriz. Logo em seguida, haverá santa missa campal. A imagem está em peregrinação na casa de famílias barrenses que residem na capital.

Já no dia 27 de novembro, às 7h da manhã, haverá celebração solene em comemoração aos 10 anos de dedicação da Matriz de Nossa Senhora da Conceição à Santo Antônio de Santana Galvão, o primeiro santo genuinamente brasileiro. Às 18h, haverá santa missa na comunidade Estreito e em seguida o envio do mastro, um dos momentos mais esperados da festa. Durante toda a noite e a madrugada, moradores de comunidades de Barras se revezam para levar o mastro até a Paróquia de Santa Luzia e São José Operário, no bairro Boa Vista.

Na manhã do dia 28, abertura da festa, haverá alvorada festiva e no fim da tarde procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas da cidade até a igreja matriz onde haverá o hasteamento do mastro e queima de fogos, além de pronunciamentos de autoridades políticas e religiosas.

A programação diária da festa inclui o Ofício de Nossa Senhora às 5h da manhã, santa missa às 6h da manhã, santo terço às 18h30, novena de Nossa Senhora às 19h e em seguida confraternização. No dia 08 de dezembro, solenidade de Nossa Senhora, haverá missas às 06h, 09h, 12h e 16h. Após a última missa, haverá prestação de contas e procissão de encerramento.

Ryan Andrade



WhatsApp


Related Post

close