Três-países-acusam-a-Rússia-de-tentar-roubar-dados-sobre-vacinas-contra-a-Covid

Três países acusam a Rússia de tentar roubar dados sobre vacinas contra a Covid

308 0

 Três países acusaram a Rússia de estar por trás de uma tentativa de roubo de informações sobre vacinas contra a Covid-19.

 As agências de inteligência dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá divulgaram um comunicado conjunto alertando que, nos últimos meses, um grupo de hackers tem tentado atacar organizações envolvidas nas pesquisas e desenvolvimento da vacina – e que vai continuar tentando.

 O comunicado não esclarece se os hackers conseguiram roubar alguma informação. Mas, afirma que os ataques partiram do mesmo grupo acusado de invadir os servidores do Partido Democrata durante a campanha presidencial americana de 2016.

Três-países-acusam-a-Rússia-de-tentar-roubar-dados-sobre-vacinas-contra-a-Covid
Três países acusam a Rússia de tentar roubar dados sobre vacinas contra a Covid. (Imagem: Internet)

 O APT29 conhecido como “Cozy Bear” é ligado à Agência de Inteligência Russa e tem histórico de atacar governantes, diplomatas, organizações não-governamentais, instituições de saúde e energia.

 A Agência de Segurança Nacional Americana disse que as organizações ameaçadas devem levar os ataques a sério e tomar medidas de prevenção .

 O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, disse que a atitude da Rússia é muito grave neste momento em que o mundo todo está se unindo em busca de uma vacina. O porta-voz do governo russo negou a participação do país nos ataques.

 A Rússia está desenvolvendo 26 vacinas, mas só duas começaram a ser testadas em humanos até agora. Mesmo assim, o país promete fabricar 30 milhões de doses ainda em 2020.

 As acusações contra a Rússia vêm dois meses depois de os Estados Unidos terem culpado a China por tentar roubar informações sobre vacinas, tratamentos e testes relacionados à Covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde,  mais de 160 vacinas estão sendo desenvolvidas – as mais promissoras justamente nos três países atacados. Várias nações estão na corrida, não só para achar uma solução para a pandemia, mas também para ganhar influência no mundo.

Fonte: G1



WhatsApp


Related Post

close