Um fato bastante inusitado foi registrado pela primeira vez no Brasil pelos Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde eles encontraram uma cobra cantora na América Latina. A cobra da espécie papa-lesma, mais conhecida popularmente como dormideira, foi encontrada na região do Parque Nacional do Jaú, localizado no Amazonas.
O estudo, que foi publicado na revista científica Acta Amazonia, foi realizado pelos pesquisadores Igor Yuri Fernandes, Esteban Diego Koch e Alexander Tamanini Mônico.
Segundo os pesquisadores, o canto do animal é um som agudo, de curta duração, que é proferida por meio da exalação de ar pela laringe. O som tem uma frequência de pico de 3036 Hz e é emitido por um período de 0,06 segundos.
Veja também: Jovem de 22 anos sofre lesão no olho devido ver eclipse sem proteção
Ambos os pesquisadores acreditam que o canto dessa cobra papa-lesma é utilizado com a finalidade defensiva e reprodutiva. Em casos de defesa, o som pode ser utilizado para assustar predadores. Já na reprodução, o som pode ser utilizado para atrair parceiros.
Confira o vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Leave a Reply