Proposta propõe que cachoeiras, rios e praias públicas não poderão ter acesso cobrado

Proposta propõe que cachoeiras, rios e praias públicas não poderão ter acesso cobrado
Proposta propõe que cachoeiras, rios e praias públicas não poderão ter acesso cobrado. (Imagem: Reprodução)




A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado aprovou o projeto que garante o livre acesso da população a áreas naturais públicas de grande beleza cênica ou interesse turístico, como cachoeiras, cavernas, praias, montanhas e rios. A proposta da senadora Leila Barros altera o Estatuto da Cidade para assegurar que os planos de expansão urbana incluam medidas que garantam esse direito.

A autora argumenta que espaços públicos não podem ser fechados ou explorados de forma exclusiva. O relator, senador Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo, também defendeu o livre acesso da população a esses lugares de contato com a natureza e de diversão.

Proposta propõe que cachoeiras, rios e praias públicas não poderão ter acesso cobrado
Proposta propõe que cachoeiras, rios e praias públicas não poderão ter acesso cobrado. (Imagem: Reprodução)

Quanto ao mérito, entendemos ser uma iniciativa oportuna, uma vez que o acesso a sítios naturais públicos de grande beleza cênica ou interesse para visitação pública é um direito do cidadão, que deve ser garantido pela legislação. O contato com esses sítios estimula a conscientização e a educação ambiental. Além disso, ao disciplinar sua visitação, a proposição contribui para a geração de emprego e renda em torno desses lugares.

Uma proposta semelhante que tratava do acesso a áreas naturais por meio de propriedades privadas acabou arquivada. O senador Chico Rodrigues, do PSB de Roraima, destacou o impacto positivo que o turismo pode gerar nas regiões que concentram essas áreas de preservação.

Veja também: Homem é preso após roubar moto ‘trocada’ com chave reserva em Teresina

O impacto econômico estimado por esse turismo é de aproximadamente 1,8 bilhão no cenário conservador e 2 bilhões no cenário otimista, nas regiões onde estão localizados essas unidades de conservação, garantindo recursos para sua manutenção e dinamizando a economia local.

Se não houver recurso para votação no Plenário, o projeto seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados. Com supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, reportagem de Henrique Nascimento.

Fonte: Agência Senado

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: marketing.portaldeolho@gmail.com