Polícia investiga maus-tratos a gatos durante evento no interior do Piauí

Polícia investiga maus-tratos a gatos durante evento no interior do Piauí
Polícia investiga maus-tratos a gatos durante evento no interior do Piauí. (Imagem: GP1)




Uma tradição que acontece há décadas no município de Caldeirão Grande do Piauí, cidade que fica na região sudeste do estado causou revolta em entidades protetoras dos animais, após um vídeo viralizar na internet no último fim de semana.

Um vídeo gravado por populares mostra o momento em que um gato está preso dentro de um pote, e uma jovem utilizando um pedaço de madeira quebra o objeto, e em seguida o animal foge, sendo perseguido por uma multidão de pessoas, que aguarda o momento para capturar o animal. O caso teria acontecido na última sexta-feira (15) e ganhou repercussão nas redes sociais.

Polícia investiga maus-tratos a gatos durante evento no interior do Piauí
Polícia investiga maus-tratos a gatos durante evento no interior do Piauí. (Imagem: GP1)

De acordo com informações o animal é colocado dentro do pote com um valor em dinheiro amarrado no rabo do gato.

Em nota a prefeitura municipal informou que lamenta a ação denominada popularmente como “Quebra Pote”, que é realizada há décadas na cidade pela própria comunidade e esclareceu que não há nenhum incentivo por parte do poder público municipal.

A nota informa ainda que a prefeitura se compromete em realizar ações de conscientização da população através de uma medida política educativa.

Maltratar animais é crime

O Plenário do Senado aprovou projeto que aumenta as penas para maus-tratos a cães e gatos (PL 1.095/2019).

Veja também: Lei obriga prestação de socorro a animais atropelados no Piauí

Pela proposta, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação a cães e gatos será punida com pena de reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Hoje, a pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa — dentro do item que abrange todos os animais. O projeto altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) para criar um item específico para cães e gatos, que são os animais domésticos mais comuns e principais vítimas desse tipo de crime.


 

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]