O Ministério da Saúde publicou, nessa terça-feira (18), o edital nº 02 referente ao 41º ciclo do Programa Mais Médicos para o Brasil. O documento trata da adesão e renovação da participação dos municípios no programa, além do preenchimento imediato de vagas em aberto. Atualmente, o Piauí conta com 457 profissionais distribuídos em 177 municípios. De imediato, 53 vagas estão disponíveis para reposição no estado.
Os gestores municipais interessados devem realizar a inscrição no sistema E-Gestor entre os dias 19 e 28 de março para garantir a continuidade da adesão e a manutenção das vagas disponíveis. Após a análise das inscrições, um novo edital será publicado para o chamamento de profissionais da saúde.

A coordenadora estadual do Programa Mais Médicos na Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Idvani Braga, destaca a importância da participação dos municípios, reforçando que, mesmo aqueles com “quantitativo de vaga zero”, devem confirmar o interesse para futuras reposições no próximo edital de chamamento de médicos.
Veja também: Defensoria Pública realizará seletivo para estagiários com salário de R$ 1,8 mil no Piauí
Os municípios que não constam na relação inicial do edital ainda podem solicitar adesão por meio de formulário de recurso dentro do prazo estipulado. A solicitação será analisada pela Coordenação-Geral de Planejamento, Avaliação e Dimensionamento de Profissionais para a Atenção Primária do Ministério da Saúde (CGPLAD/DGAPS/SAPS/MS).
O Programa Mais Médicos é uma iniciativa essencial para garantir a presença de profissionais da saúde em municípios que enfrentam dificuldades na oferta de atendimento médico à população, especialmente nas regiões mais carentes do estado.
Fonte: Governo do Piauí