Pelo menos quatro municípios do Piauí são monitorados devido a alta nos casos de covid-19

Piauí pode ter média diária de 23 mortes nos próximos dias, diz estudo

291 0

Um estudo realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) conjunto a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) para a Secretária de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) apontou que o Piauí vai atingir o pico de 23 mortes de média diária no dia 14 de maio, levando ao colapso da saúde pública e privada seguindo as condições atuais. Com informações do R10.

Segundo o relatório, apresentado por professores e pesquisadores da UFPI, o Piauí já enfrenta colapso na saúde na região Norte com tendência de se agravar ainda mais a região “entre rios”, que fica a capital, Teresina.

Pelo menos quatro municípios do Piauí são monitorados devido a alta nos casos de covid-19
Piauí pode ter média diária de 23 mortes nos próximos dias, diz estudo. (Imagem: Reprodução)

O grupo de trabalho da Ufpi acompanha a evolução da pandemia desde abril do ano passado. Eles ainda recomendam medidas mais duras como lockdown nacional, aumento de testagem, abertura de mais leitos de UTIs e campanha de uso de máscaras, para conscientizar a população sobre o uso de máscaras e evitar aglomerações e medidas de higienes.

De acordo com os pesquisadores, o Piauí vive o momento mais letal da pandemia.

No cenário atual, com o ritmo de cobertura vacinal lento e sem medidas restritivas mais duras, o estado chegará a marca de 4.763 mortes por Covid-19 em 1º de junho.

Pelas projeções, no pior cenário, sem o uso adequado de máscaras por pelo menos 95% da população e sem medidas restritivas, haverá registro de 5.014 mortes com 31 óbitos por dia. Com a população usando máscaras, o índice de mortes cai para 7 mortes por dia.

Veja mais detalhes do estudo clique aqui.

 



WhatsApp


Related Post

close