Ciro-pede-que-Lula-não-seja-candidato

Eleições 2022: Ciro pede que Lula não seja candidato

491 0

 O pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), defendeu, nesta segunda-feira (5), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha a “generosidade” de não disputar a eleição no ano que vem em nome de uma aliança contra o presidente Jair Bolsonaro. Com informações do Correio 24 horas.

 A declaração foi dada em um debate virtual sobre a reforma administrativa organizado pela Central dos Sindicatos Brasileiros. Ciro sugeriu que Lula se inspire no exemplo de Cristina Kirchner, que deu um “passo para trás” e aceitou ser vice de Alberto Fernández, na chapa que venceu as últimas eleições presidenciais na Argentina.

Ciro-pede-que-Lula-não-seja-candidato
Ex-presidente Lula e Ex-ministro Ciro Gomes. (Imagem: Reprodução)

 Ciro ainda citou outros líderes da América Latina, mas desta vez, pedindo que Lula não os tenha como exemplo, se referindo ao ex-presidente da Bolívia Evo Morales e o do atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

A gente devia pedir generosidade a quem já teve oportunidade, como o Lula, que é uma grande liderança brasileira. Mas a gente devia pedir a ele que se compenetrasse e não imitasse o exemplo desastrado do (Nicolás) Maduro na Venezuela ou do Evo Morales na Bolívia. E olhasse o que a Cristina Kirchner fez na Argentina em que, tendo uma força grande, deu um passo pra trás e ajudou a Argentina a se reconciliar – disse Ciro.

 Ainda segundo o ex-ministro, o Brasil precisa se “reconciliar consigo mesmo” e não reproduzir no processo eleitoral de 2022 a “lógica do ódio” e de um enfrentamento vazio na discussão sobre o futuro do país.

Derrotar Bolsonaro é muito importante, não por ódio a ele, mas para derrotar o desastre que ele está produzindo, na saúde, na economia, na relação internacional que o Brasil está desmoralizado. Mas a segunda grande tarefa, mais difícil e que pede uma grande reconciliação entre todos nós, é botar algo no lugar nesse ambiente de terra arrasada em que nós estamos – disse.

 Ciro disse que crê que a direita brasileira largará Bolsonaro em busca de um novo rosto na disputa das eleições. “A direita brasileira vai largar o Bolsonaro ao mar e vai tentar se reciclar aí com uma carinha qualquer e vão fazer propaganda. E isso o Brasil não aguenta mais”, disse.



WhatsApp


Related Post

close