Açudes atingem capacidade máxima e cidades do Piauí correm risco de inundação

491 0

Devido às fortes chuvas em todo o Piauí, desastres naturais possuem mais chances de acontecer nesta época do ano. Conforme o boletim hidrometeorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), divulgado nesta terça-feira (2), os açudes Jenipapo, em São João do Piauí, Emparedado, em Campo Maior, e Ingazeiras, em Paulistana, atingiram 100% de sua capacidade.

Além disso, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de inundação para os municípios de Batalha e Esperantina. As duas cidades são banhadas pelo rio Longá que, devido aos altos volumes de chuva, está com o nível de água a poucos centímetros da cota de alagamento.

VEJA TAMBÉM | Brasil registra novo recorde diário de mortes por Covid-19; foram 1.641

Conforme o relatório, estima-se que 1.100 moradias possuem risco de alagamento, o que poderá afetar 4.200 moradores de Batalha e Esperantina.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, algumas regiões de Barras, município a 128 km de Teresina, já estão alagadas.

“Algumas áreas já estão alagadas, como alguns lugares da cidade de Barras. Mas quinta-feira (04) a tendência é dar uma melhorada, com chuvas menos intensas”, contou

Já em Teresina, embora o nível dos rios Parnaíba e Poti estejam altos, ainda não atingiram a elevação mínima para que um alerta de enchente seja emitido. Porém, em Luzilândia, o rio Parnaíba já ultrapassou essa cota e agora está em atenção.

FONTE: G1 PI



WhatsApp


Related Post

close