30 pacientes com covid-19 de Manaus serão transferidos para Teresina

30 pacientes com covid-19 de Manaus serão transferidos para Teresina

709 0

Nesta quarta-feira (14), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI) vai receber 30 pacientes de Manaus, capital do Amazonas, que está vivendo as complicações da segunda onda do novo coronavírus (covid-19). Eles estão sendo trazidos ao estado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e tem previsão de chegada até as 11 horas.

De acordo com informações do Portal GP1, que entrou em contato com o médico Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que afirmou que a Prefeitura dará todo suporte relacionado à logística. “Todos eles irão para o HU, são 30 pacientes, estamos esperando o pessoal avisar que horas vão sair de lá, para saber que horas chegam aqui” – afirma ele em declaração.

30 pacientes com covid-19 de Manaus serão transferidos para Teresina
30 pacientes com covid-19 de Manaus serão transferidos para Teresina. (Imagem: Reprodução)

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas para transportar os pacientes do avião até o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí.

Segunda onda do novo coronavírus no Amazonas

Atualmente o estado do Amazonas vive a segunda onda do covid-19, e o hospital de Manaus está à beira do colapso devido ao aumento descontrolado do número de infecções.

A Prefeitura de Manaus decidiu não liberar a escola municipal para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas determinou a suspensão do concurso estadual até o fim do estado de calamidade pública promulgado pelo governador Wilson Lima (PSC).

Novo variante do coronavírus

De acordo com informações divulgadas pela Fiocruz Amazônia, nesta terça-feira (12), foi descoberta no estado uma nova variante do coronavírus causador da covid-19.

Veja também: Vacinação começará ao mesmo tempo em todos os estados, diz ministério

Trata-se da mesma variante que chegou ao Japão, após os viajantes passarem pelo estado. Neste último domingo (10), o governo japonês anunciou que as autoridades de saúde japonesas descobriram uma variante do vírus em quatro viajantes que foram para a Amazônia e retornaram ao Japão dia 2 de janeiro.



WhatsApp


Related Post

close