A uma semana da abertura do maior festejo do Piauí, preparativos seguem em ritmo acelerado




A uma semana da abertura, os preparativos para o maior festejo do Piauí, que também é um dos maiores do Nordeste brasileiro, seguem em ritmo acelerado. A festa do padroeiro de Campo Maior, Santo Antonio Aparecido, começa no dia 31 de maio e segue até o dia 13 de junho, com uma vasta programação religiosa e social.

A montagem das barracas para a venda de bebidas e comidas típicas está quase finalizada. Nos próximos dias a Prefeitura de Campo Maior dará início à instalação dos palcos, sendo um para a celebração das novenas ao lado da catedral e outro na Praça do Rosário para apresentações artísticas e culturais. Os parques já estão funcionando desde o início do mês.

Estamos muito ansiosos pelo festejo de Santo Antonio e temos absoluta certeza de que será o maior da história. Depois de 2 anos sem acontecer com a presença do público, planejamos e vamos tirar do papel uma grandiosa festa, com uma programação voltada para as famílias campomaiorenses, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

‘Pau de Santo Antonio’

A abertura do festejo acontece no dia 31 de maio com a tradicional procissão do mastro, um tronco de carnaúba de 14 metros, onde é hasteada a bandeira com a imagem do padroeiro, fincado no patamar da catedral. Segundo a tradição, moças solteiras conseguem arranjar casamento ao tocá-lo durante o cortejo.

Este ano, o ‘pau de Santo Antonio’ como é popularmente conhecido, foi retirado de uma propriedade rural na localidade Mansos, região do São Joaquim. Ele se encontra no Centro Diocesano de Campo Maior e será levado para o Patronato Nossa senhora de Lourdes, alguns dias antes da abertura, num evento conhecido como ‘transladação do mastro’.

Missas e novenas

As novenas serão realizadas no espaço entre a Catedral e a Câmara Municipal de Campo Maior todos os dias às 18h. Dentro da matriz, acontecerão apenas as missas diárias (no horário da manhã), e a visitação à imagem de Santo Antonio. No caso de haver possibilidade de chuva, as novenas serão transferidas para dentro da igreja. Tradicionalmente, costuma chover em Campo Maior durante a festa do padroeiro.

Artesanato, culinária, ecoturismo e lazer

O artesanato e a culinária local são outros fortes atrativos dentro da programação do festejo de Santo Antonio. Neste ano, os turistas poderão apreciar as deliciosas iguarias de Campo Maior, sendo a referência maior os pratos preparados com a tradicional carne de sol. Além de comer e beber, os visitantes terão a opção de conhecer e adquirir peças do artesanato e valorizar o trabalho dos artesãos locais.

Além disso, haverá subida na Serra de Santo Antonio no dia 06 de junho. O local se tornou um ponto de peregrinação religiosa e abriga em seu topo uma réplica da imagem original do padroeiro de Campo Maior. Também haverá torneios de jet-ski, no Açude Grande, vaquejadas e show do humorista piauiense João Cláudio Moreno.

Atrações musicais

A Prefeitura de Campo Maior confirmou as seguintes atrações para este ano: Zé Cantor, Forró Real, Sacode, Brasa do Forró, Lagosta Bronzeada, Álvaro Neto, Marcos Silva e Forró Bandido, Gil Mendes, Sirano e Sirino, Painel de Controle, Janaína e Banda, Gonzaga Lú, Cesinha Garcia, Marcus Julião, Chinem, Sara Morais, Xenhenhem e algumas outras bandas locais serão responsáveis por animar as milhares de pessoas que passarão pela cidade entre os dias 31 de maio e 13 de junho.

Ainda esta semana, serão divulgadas as datas com as respectivas apresentações.


 

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]