Festejo de Santo Antonio se consagra com um dos maiores já realizados em Campo Maior




Os festejos juninos de Campo Maior, dedicados ao padroeiro, Santo Antonio Aparecido, chegaram ao fim nesta segunda-feira (13 de junho), data em que a Igreja Católica celebra o santo. É a primeira festa no pós-pandemia, realizada em seu formato tradicional, com a presença do público.

Imagem panorâmica da Praça Bona Primo, palco do maior festejo religioso do Piauí.

Nos dois últimos anos, os festejos do padroeiro aconteceram apenas com celebrações religiosas dentro da igreja a portas fechadas. No período, não houve a parte social com shows, barracas, apresentações, etc. As medidas visavam evitar aglomerações e coibir a disseminação da Covid-19.

Hasteamento da bandeira e levante do mastro no patamar da catedral de Santo Antonio.

Este ano, com avanço da vacinação e significativa redução de casos e óbitos causados pelo Coronavírus, as autoridades públicas permitiram a realização da festa de Santo Antonio. Uma verdadeira multidão de fiéis participou das procissões, trezenas e das celebrações religiosas. Os shows musicais na Praça do Rosário também contaram com a presença de milhares de pessoas todos os dias.

Catedral de Santo Antonio lotada de devotos durante missa pelo dia do vaqueiro em 11 de junho.

Foi, sem dúvidas, um das maiores festejos de Santo Antonio já realizados em Campo Maior, e participar da organização desta grandiosa festa é motivo de muita honra para mim enquanto campomaiorense e devoto de Santo Antonio e para toda a gestão pública, por meio de nossas secretarias municipais empenhadas em fazer deste momento um período especial, abençoado e repleto de alegria, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

Fiéis carregam mastro de Santo Antonio na abertura dos festejos em 31 de maio.

O bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, também fez avaliação positiva do festejo e destacou que a devoção a Santo Antonio é uma das mais belas manifestações de fé do interior nordestino.

Concentração em frente ao palco na Praça do Rosário, que recebeu grandes atrações diariamente.

A cada ano, conseguimos entregar um festejo ainda melhor. Isso tudo só é possível graças a uma soma de esforços de muitas pessoas envolvidas. As homenagens dos campomaiorenses ao seu padroeiro é, sem dúvidas nenhuma, uma das maiores demonstrações de cultura e religiosidade de que tenho conhecimento, disse.

Multidão concentrada na Praça do Rosário durante a noite do vaqueiro.

Os festejos de Santo Antonio Aparecido foram promovidos pela Paróquia Catedral de Santo Antonio, por meio do bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, e do pároco, pe. Gilberto Felipe, e pela Prefeitura de Campo Maior, através do prefeito Joãozinho Félix e de toda a gestão municipal.

Fiéis carregam andor com imagem original de Santo Antonio durante procissão de abertura, no dia 31 de maio.

De Olho Azul

Portal de Olho – A Notícia com Verdade
Endereço: Residencial Barcelona, Casa 22 Bairro Pousada do Sol, Campo Maior – Piauí
Número: (86) 9.8123-5348 |
E-mail: [email protected]