B-R-O BRÓ: Entenda por que Campo Maior é uma das cidades mais quentes do Piauí

1128 0

Começou o temido ‘B-R-O-BRÓ’. Uma palavra conhecida e temida por todos ou piauienses, já que o período costuma trazer altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e sensação de muito desconforto térmico. Oficialmente, o B-R-O começa nesta quarta-feira (dia 01° de setembro), mas já durante o mês de agosto, as temperaturas chegaram a 38°, o que é já é considerado bastante quente.

Tempo coberto por fumaça, de queimadas, bastante recorrentes nesse período.

O que muitos não sabem é que a cidade de Campo Maior é uma das que registra as maiores temperaturas do Piauí, como Piripiri e Teresina. No Sul do estado, o destaque costuma ser o município de Bom Jesus, que costuma ultrapassar os 40° durante vários dias nesse período

Em Campo Maior, a elevação das temperaturas pode ser explicada por um conjunto de fatores como relevo, localização geográfica e vegetação. O município está situado sob uma planície, de baixa altitude, favorecendo a incidência de raios solares.

Além disso, Campo Maior está localizada no interior piauiense, a cerca de 250 km do mar, numa área de transição entre o sertão e a mata de cocais com características de cerrado. A presença de muitos rios também favorece a elevação térmica, como acontece em Teresina. São as chamadas regiões mesopotâmicas (entre rios).

A vegetação, com predominância de espécies de pequeno e médio porte em áreas descampadas termina por influenciar no aumento das temperaturas.  Grande parte da vegetação local é composta pela presença de carnaubais, que possuem copas pouco frondosas, inviabilizando a formação sombras, principalmente no perímetro urbano.

 



WhatsApp


Related Post

close